Baltasar Gracián


Nasceu na cidade espanhola de Belmonte de Catalayud, localizada na comunidade autônoma de Aragão. Em 1985, o município foi renomeado para Belmonte de Gracián (Belmón de Grazián em aragonês) em homenagem a ele. A paróquia da cidade conserva o documento de batismo de Baltasar Gracián y Morales, que data do dia de 8 de janeiro de 1601:

Baltasar Galacián hijo del Licenciado Galacián y de Angela Morales conyuges fue baptizado en 8 de janeiro por Mosen Domingo Pascual, padrinos Mosen Martín Carrasco y María Fabián.

Seu pai, Francisco, era médico natural de Sabiñán e sua mãe, Ángela, de Calatayud. Teve sete irmãos, alguns religiosos, como ele mesmo. Passou a infância em Toledo com o tio Antonio Gracián, padre capelão de San Juan de los Reyes.

Ingressou na Companhia de Jesus com dezoito anos e em 1641 já era pregador de renome. Foi reitor dos colégios jesuítas de Tarragona e Valência e, em 1646, portou-se heroicamente na Batalha de Lérida contra os franceses, da qual deixou interessante descrição epistolar.

Baltasar era mestre na arte da vida. Em seu livro A Arte da Prudência, em 300 aforismos, explana sobre as relações humanas, tendo como princípio a instabilidade do ser humano no campo emocional. Este livro funciona como manual de estratégia para bem viver. Mas não usa sentimentalismos, ou utopias. Seu modo de pensar se baseia na realidade dos fatos. Para Gracian, o ser humano é imprevisível e age em todo o tempo buscando seus próprios interesses. Ser precavido ante as circunstâncias para obter o equilíbrio é a base de seus ensinamentos.

Fonte: Wikipedia
Web Searchdata recovery